Dica do Dia: Reciclando o ERRORLOG
Pessoal,
Hoje estou postando apenas uma dica. Como vocês sabem o ERRORLOG do SQL Server vai crescendo a medida que as informações são inseridas e sendo assim o arquivo de log somente é reiniciado quando a instancia do SQL Server é reiniciada, então como é a ordem natural das coisas o serviço do SQL Server dificilmente é reiniciado fazendo com que o ERRORLOG cresça e cresça cada vez mais impossibilitando muitas vezes a leitura do mesmo.
O SQL Server então possui uma stored procedure que faz essa reclicagem do ERRORLOG sem necessitar reiniciar a instancia. Segue o comando abaixo.
use master
go
xp_readerrorlog
go
agora vamos executar o comando para reclicar o log.
use master
go
exec sp_cycle_errorlog
go
exec xp_readerrorlog
Conforme a imagem abaixo o ERRORLOG foi recriado.
Como podemos ver na imagem abaixo tinhamos o arquivo ERRORLOG de 14KB que apos executarmos a stored procedure, foi criado um novo arquivo ERRORLOG e o antigo foi renomeado para ERRORLOG.1.
Bom pessoal, por hoje é isso espero que tenham gostado dessa dica.
Marcos Freccia
@SQLFreccia
MCTS SQL Server 2008
Posted on July 27, 2011, in Administração, VirtualPass and tagged ERRORLOG, Limpar Errorlog, Reciclagem do errorlog, sp_cycle_errorlog, SQL Server, Virtual PASS. Bookmark the permalink. 6 Comments.
Cara, muito legal esta Stored Procedure para reciclar o log de erros, eu não conhecia.
É isso ai.
Valeu.
Lembrando que essa procedure recicla somente o primeiro arquivo de log.
Executando duas vezes, estaremos reciclando ERRORLOG e ERRORLOG.1
Olá Bruna,
Na verdade, o arquivo corrente sempre terá o nome de ERRORLOG, quando executamos o sp_cycle_errorlog, ele renomeia o ERRORLOG para ERRORLOG.1 e cria um novo arquivo que receberá os logs do SQL Server.
Posso apagar o ERRORLOG.1 sem problemas para o banco ?
Olá Jorge, pode apagar sem problema nenhum. Esses são os arquivos antigos de errorlog, se vc não precisa mante-los, pode apagar
Tudo bem, muito obrigado.