Criando uma base de dados no Windows Azure
Olá Pessoal,
Hoje vamos atacar de SQL Azure, quem ainda não sabe o que é corre, pois vocês estão parando no tempo. Esse post de hoje trata-se simplesmente de como criar uma simples base de dados do SQL Azure dentro da plataforma Windows Azure.
Não vou mostrar aqui como criar uma conta no Azure, pois acredito que o MVP Lucas Romão (Blog|Twitter) já deve ter mostrado como.
Para iniciarmos, dentro da console do Windows Azure você deverá clicar em Databases, como mostra a figura abaixo.
Prosseguindo na explicação você deverá então clicar em Create a new SQL Azure Server, para iniciar a configurar o seu servidor.
Assim que você selecionou a opção acima uma nova janela irá aparecer na sua tela pedindo que você escolha a assinatura do Windows Azure. Feito isso é só clicar em next e prosseguir com a instalação. O próximo passo apenas pergunta onde você deseja que o seu servidor do SQL Azure fique hospedado. Aqui você pode escolher qualquer um.
Prosseguindo na instalação você deve então criar um login e senha para o servidor do SQL Azure. Vale lembrar que o processo de validação é de senha é bastante criterioso, onde deve conter letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos.
Definido o usuário e senha para o servidor, no passo seguinte você deve adicionar qual a range de Ip’s que terão acesso ao servidor do Azure.
E por ultimo você escolhe o tamanho da base de dados, o nome da mesma e qual a versão você deseja utilizar.
Você pode notar que dentro da aba Edition existem duas opções: Web e Business. A única diferença entre elas é a capacidade armazenamento e o preço pelo o que você paga. Sendo que na edição Web o tamanho máximo da base de dados é de 5GB e na versão Business é de 50GB. Realizado o processo você deve clicar em Finish e aguardar a criação da base de dados e do Servidor.
Após o termino da criação, essa é a imagem que deve aparecer para você.
Agora para se certificar que ocorreu tudo corretamente, vamos realizar um teste de conectividade.
Clique em Test Connectivity na aba superior.
Coloque a senha do seu servidor do Azure e clique em Connect.
Caso a conexão for bem sucedida a seguinte tela deve aparecer para você com a mensagem de sucesso.
Bom agora vamos para a parte mais legal de tudo, vamos acessar o SQL Azure e se possível realizar algumas consultas de teste. Para isso clique em Manage.
Uma nova aba ira se abrir, você deve aceitar os termos de uso e então prosseguir.
Apos ter aceitos os termos de uso e clicado em OK, uma próxima tela se abre pedindo que você então coloque a senha do seu servidor Azure.
Após esses passos você entrará diretamente na tela principal do digamos que “Management Studio”.
Agora vocês podem brincar a vontade com o SQL Azure.
No próximo post vou mostrar como acessar ele do Management Studio do SQL Server que esta instalado em sua maquina.
Espero que tenham gostado desse introdutório.
Marcos Freccia
@SQLFreccia
MCTS SQL Server 2008
Posted on July 5, 2011, in SQL Azure, VirtualPass, Windows Azure and tagged Azure, Criando uma base de dados do SQL Azure, SQL Azure, Windows Azure. Bookmark the permalink. 1 Comment.
Pingback: Conectando no SQL Azure através do Management Studio « Freccia's Blog